fbpx

O que é hipnose?

O que é hipnose?

O que é hipnose?
Compartilhe:

Antes precisamos entender dois itens: a quebra de mito e o funcionamento da mente.

A primeira é quebrar o mito da “hipnose de palco”, onde um participante é conduzido por um “hipnotizador” a realizar coisas como comer uma maçã e sentir o sabor de uma cebola, além de outros mitos como misticismo e religião, que não tem nada haver com hipnose.

A hipnose aplicada a clínica (hipnoterapia) é um pouco diferente da hipnose de palco. Na hipoterapia a principal função é trabalhar especialmente emoções que estão atrapalhando determinado desempenho e não são percebidas pelo cliente com o intuito de oferecer novas escolhas.

 

No processo o cliente não terá sua mente controlada ou ficará em estado de “sono”. Ele participa ativamente do processo e permite acesso ao seu subconsciente.

A segunda informação a ser entendida é de como funciona o mente de qualquer pessoa. Por uma questão evolutiva nossa mente foi dividida em três áreas: consciente, subconsciente e inconsciente.

A consciente é a mente mais nova, conhecida também como o neocortex. Essa mente é a que permite você ler este texto, fazer cálculos matemáticos, memória de curto prazo e demais funções a nível consciente.

O subconsciente é a parte da mente que está logo “abaixo” da consciência. Também conhecida como cérebro límbico guarda especialmente nossas emoções, processos automatizados, memórias de longo prazo, entre outros. É nesta mente que o hipnoterapeuta trabalha, já que a mente consciente recebe informações do subconsciente pra tomar decisões.

Mais abaixo está o inconsciente, também conhecida como cérebro reptiliano, por ser a mente mais antiga. Nós já nascemos com os “programas” dessa mente que são respirar, batimentos cardíacos, instintos (luta ou fuga), entre outros. O hipnoterapeuta não trabalha nesta mente.

Hipnose

Hipnose nada mais é do que acessar a mente subconsciente através de sugestões. Toda hipnose é autossugestiva. Ou seja, a própria pessoa deve permitir acesso ao seu subconsciente. Hipnose também é essencialmente aprendizado. Sendo assim, a pessoa terá aprendido a ter novas escolhas.

Durante o processo não há perda de controle. Ninguém é hipnotizado sem sua vontade e as pessoas ficam surpreendidas por se lembrarem de tudo que aconteceu no processo.

A busca é por liberdade, domínio da própria vida e de seus sentimentos mais íntimos com reflexos em mudanças no seu dia a dia.

A principal fator de todo o processo é quando você decide verdadeiramente querer a mudança na sua vida. A hipnoterapia não promete cura, mas sim a utilização potencial de escolhas e desenvolvimento que já existem em você.

CLIQUE E VEJA PARA QUE A HIPNOSE É INDICADA 

AGENDE SUA SESSÃO 

Fabiano Marinho

Desde muito cedo me interessei pelos processos mentais. A hipnose me abriu muitos caminhos de compreensão de funcionamento do ser humano.